João – um político – Cioni

by Jornal Umuarama Ilustrado
João Cioni Neto era natural de Descalvado (SP) mas foi no estado do Paraná que fincou raízes e passou a maior parte de sua vida.

João Cioni iniciou na vida política em 1955, quando foi eleito vereador na cidade de Sabáudia. Dois anos depois, em 1957, ele e sua família mudaram-se para a região de Umuarama, numa propriedade rural localizada na Estrada da Canelinha, onde ajudou a desbravar a região.

Já em 1962 ele muda-se com a família para Umuarama e em 1965 foi eleito vereador na mesma cidade, tendo sido e vereador mais votado naquele pleito.

Conta-se que durante uma campanha política, José Hélio Mazorra que era candidato a prefeito, com a ajuda do Dr. Cantarelli trouxe Luiz Gonzaga para se apresentar na cidade. O médico pernambucano era amigo do rei do baião e fez a mediação. O homem ficou uns três dias na cidade lotando comícios. A impressão que dava era vitória certa de Mazorra na eleição. Porém, na época, João Cioni era seu adversário. Um rezador de ave marias na hora do ângelus, numa rádio local, que era imbatível. No final o que se viu é que o povo ia mesmo para ver o Gonzagão.

Seguindo com a carreira política, em 1969 foi eleito prefeito de Umuarama onde sempre teve como marca o populismo e a preocupação com a educação.

Em 1974 João Cioni foi escolhido pelos eleitores da região Noroeste como deputado estadual e dois anos depois, em 1976, voltou a ser eleito como prefeito de Umuarama. Nesta eleição, ele foi proporcionalmente o prefeito mais votado do Paraná por seu partido.

Em 1978, ajudou a eleger seu filho, Lucio Cioni, com apenas 24 anos, deputado federal. A carreira política de João Cioni foi encerada no ano 2000.

Os últimos anos de vida passou na companhia dos quatro filhos, sete netos e quatro bisnetos em Curitiba. Afastado da política, dedicou seu tempo a evangelizar e a pregar a Bíblia em hospitais e presídios da Capital do Estado.

João Cioni Neto, faleceu no dia 19 de fevereiro de 2019, aos 91 anos, em casa (Curitiba) e de causas naturais no fim da tarde de terça-feira (19). O velório aconteceu na capela mortuária da Acesf, em Umuarama e foi sepultado no Cemitério Municipal da cidade.

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com