O Brasil na 2ª Guerra Mundial

segunda-guerra-edico-especrevista-enciclopedia-bloch-1971-14141-MLB90619757_8365-OO Posto de Observação

O Posto de Observação do general Cordeiro situava-se numa elevação do terreno, e lá embaixo eu via todo o vale e, a menos de um quilômetro distante de nós, um dos grupos de nossa artilharia. Quando suas peças disparavam, toda a casa estremecia, e xícaras e copos tremiam na mesa, com um barulho cristalino.

As pessoas que moravam ali, no velho chalé de paredes amarelas, haviam sido expulsas pela guerra e, ao que parece, não tiveram nem tempo para levar suas coisas.

Os móveis estavam intactos, viam-se litografias nas paredes, um Cristo muito pálido, e fotografias de homens fardados e mulheres em trajes de inverno.

Num dos cantos da sala, onde o general havia postado a sua luneta de grande alcance, descobri um “ricoordo nuziale” [certificado de casamento] numa moldura dourada, e nele lembrava-se que, no dia 11 de novembro de 1927, numa igreja de Bolonha, casaram-se Dino Bettochi e Caterina Cioni.

Às 16h05, o coronel Franklin informou pelo rádio que seus homens ocuparam Fornelo, à direita de Castelo e próximo do seu cume. Tratava-se de um ponto de resistência do inimigo, ninho de metralhadoras, que acabava de ser dominado pelos nossos soldados. Fornelo foi um dos pontos em que foram barradas, em novembro e dezembro de 1944, os anteriores ataques brasileiros a Castelo.

Fonte: Joel Silveira, correspondente de Guerra, em trabalho realizado para a Revista “Enciclopédia Bloch” no ano de 1970

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com